sábado, setembro 23, 2006

Um sábado na Maria de Nazaré: debatendo saúde e mobilizando a Comunidade


Sábado, 23 de Setembro de 2006.

As atividades aqui descritas compõem
o PROMAN – Programa interdisciplinar para o desenvolvimento social e atenção à saúde na Comunidade Maria de Nazaré, aprovado no Programa de Apoio à Extensão Universitária voltado às Políticas Públicas (PROEXT), vinculado ao Ministério da Educação, à Secretaria de Educação Superior e ao Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior.

A Comunidade Maria de Nazaré se integrou aos estudantes e professores do Projeto Educação Popular e Atenção à Saúde da Família (PEPASF) , por meio do Proman, além de profissionais de sua equipe de saúde local em várias ações que movimentaram a sua dinâmica.
Logo pelo início da manhã, toda a turma do PEPASF se reuniu na sede da Associação Comunitária (ACOMAN), onde tiveram uma conversa inicial e pactuações para início das visitas às famílias da Comunidade (atividade semanal do Projeto); participaram também desta vivência estudantes dos projetos Fisioterapia na Comunidade e Para Além da Psicologia Clínica, que com o PEPASF compõem o Proman.
Duas lideranças comunitárias, Terezinha e Socorro Miranda, acompanharam esse processo. Dadas as boas-vindas, toda a turma começou a se dispersar nas atividades da manhã, que eram: Campanha para Votação consciente; Aula do Curso Comunitário de Saúde, sobre os Conselhos de Saúde; além das próprias visitas domiciliares.

Campanha

Uma das ações previstas pelo Grupo Comunidade em Geral, equipe responsável pela realização de campanhas temáticas e feiras de saúde, além do Cinema na Comunidade, foi a Campanha do Voto que antecedeu a semana das eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.

A campanha contou com a parceria da ACOMAN – Associação Comunitária Maria de Nazaré, a Rádio Difusora Local, o PSF local e vários outros grupos que atuam na Comunidade.
Na manhã de sábado do dia 23, na sede da ACOMAN, cerca de 25 pessoas, moradores de diversas faixas etárias que já votavam, se reuniram e participaram de uma roda de conversa sobre a importância do voto e seu significado para o País, as bases de desenvolvimento de uma nação (educação, saúde, moradia, emprego, lazer), esclarecimento sobre as funções de cada cargo político, a importância da união dos grupos sociais para o fortalecimento de suas reivindicações e lutas, entre outros assuntos. A roda de conversa foi facilitada pelo estudante do curso de Ciências Sociais da UFPB, David.
Ainda tivemos a Participação do Tribunal Regional Eleitoral que instalou uma urna eletrônica e possibilitou aos eleitores esclarecimentos e treino da utilização do equipamento de votação, bem como a distribuição de cartazes e panfletos.A Campanha do Voto, a segunda campanha realizada pelo grupo Comunidade em Geral e a Comunidade Maria de Nazaré, trouxe um tema muito importante para discussão. O mesmo, escolhido pela própria Comunidade, foi priorizado dentre tantos outros, indicando a necessidade de debater a consciência sobre o exercício do papel político e de cidadania de cada pessoa. O planejamento participativo contribui para a integração comunidade/ academia e o avanço do controle social.

Curso Comunitário de Saúde (Módulo 2 - Aula 6 - Os Conselhos de Saúde).

O Curso é uma atividade pedagógica promovida pelo Proman, em parceria com a ACOMAN, integrando membros da Comunidade, profissionais do PSF comunitário e estudantes dos Projetos. Está fundamentado no apoio às ações da Comissão Local de Saúde, que reivindica a melhoria do quadro comunitário de saúde, sendo uma das frentes de atuação da própria ACOMAN.


Na aula deste sábado (a sexta e última do módulo 2, "Controle social e participação popular na saúde"), contextualizou todo o debate realizado nos momentos anteriores: cidadania, acesso e luta pela participação popular, mobilização social, exercício da cidadania e políticas públicas de saúde que influenciam a Comunidade.
Dessa maneira, este momento tentou responder a uma questão essencial: "Como pensarmos estratégias e caminhos para viabilizar o controle social na Comunidade?"; "Como fortalecer a participação popular em nosso meio?". Como convidada para trazer sua contribuição de experiência e teoria em nosso debate, tivemos a alegria de contar com Socorro Borges (SEAMPO-UFPB; NESC; ANEPS-PB e conselheira estadual de saúde).
Antes de dar início à aula, Michelly leu um poema de Eymard ("Grito entalado") e discutimos, a partir dele, o que sentimos.


Em seguida, dividimos o grupão em 3 pequenas rodas, com o intuito de viabilizar uma maior problematização do eixo da aula, para que as pessoas mais inibidas pudessem compartilhar melhor seus pensamentos e a discussão tenha uma primeira "esquentada". Pedimos que cada pequeno grupo compusesse 3 perguntas.
Com a discussão, as pessoas levantaram dúvidas e questionamentos sobre o controle social, além de trazerem experiências pessoais.
Voltamos então para o grande grupo, onde pautamos na conversa temas/questões como: histórico do controle social em nosso país; qual a composição dos Conselhos; como se institui um conselho local de saúde; que desafios se põem às pessoas para lutarem pelas políticas públicas democráticas em suas comunidade; que dificuldades e disputas se encontram na dinâmica de um Conselho.
Foi um momento muito especial; as pessoas puderam compartilhar muito de suas experiências e aprender/conhecer muita da luta que está na disposição e no trabalho de viabilizar o controle social e se buscar fortalecer a participação popular. A presença de pessoas da equipe de saúde local também foi importante para estimular o sentido de integração e ação conjunta das instâncias sociais da Comunidade.


Foi, enfim, uma manhã de sábado bem empolgante.

Cheia de histórias. Repleta de aprendizados. Viva. E Bem-vindos(as) a Comunidade e a Extensão Popular!
E o que seria de nós sem a amizade e o companheiros no jeito de fazer?

Da esquerda para a direita, gente que está no meio dessa história: André (Psicologia), Cristina (Fisioterapia), Pedro (nutrição), Ana Maria e Meirhuska (Fisio).

*** Texto: Pedro José Cruz, Cristina Marques, Ana Maria Braga e Karinne Lira.