Um sábado na Maria de Nazaré: debatendo saúde e mobilizando a Comunidade

Sábado, 23 de Setembro de 2006.
As atividades aqui descritas compõem
o PROMAN – Programa interdisciplinar para o desenvolvimento social e atenção à saúde na Comunidade Maria de Nazaré, aprovado no Programa de Apoio à Extensão Universitária voltado às Políticas Públicas (PROEXT), vinculado ao Ministério da Educação, à Secretaria de Educação Superior e ao Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior.
A Comunidade Maria de Nazaré se integrou aos estudantes e professores do Projeto Educação Popular e Atenção à Saúde da Família (PEPASF) , por meio do Proman, além de profissionais de sua equipe de saúde local em várias ações que movimentaram a sua dinâmica.
Logo pelo início da manhã, toda a turma do PEPASF se reuniu na sede da Associação Comunitária (ACOMAN), onde tiveram uma conversa inicial e pactuações para início das visitas às famílias da Comunidade (atividade semanal do Projeto); participaram também desta vivência estudantes dos projetos Fisioterapia na Comunidade e Para Além da Psicologia Clínica, que com o PEPASF compõem o Proman.
Duas lideranças comunitárias, Terezinha e Socorro Miranda, acompanharam esse processo. Dadas as boas-vindas, toda a turma começou a se dispersar nas atividades da manhã, que eram: Campanha para Votação consciente; Aula do Curso Comunitário de Saúde, sobre os Conselhos de Saúde; além das próprias visitas domiciliares.
Campanha
Uma das ações previstas pelo Grupo Comunidade em Geral, equipe responsável pela realização de campanhas temáticas e feiras de saúde, além do Cinema na Comunidade, foi a

A campanha contou com a parceria da ACOMAN – Associação Comunitária Maria de Nazaré, a Rádio Difusora Local, o PSF local e vários outros grupos que atuam na Comunidade.

Ainda tivemos a Participação do Tribunal Regional Eleitoral que instalou uma urna eletrônica e possibilitou aos eleitores esclarecimentos e treino da utilização do equipamento de votação, bem como a distribuição de cartazes e panfletos.

Curso Comunitário de Saúde (Módulo 2 - Aula 6 - Os Conselhos de Saúde).
O Curso é uma atividade pedagógica promovida pelo Proman, em parceria com a ACOMAN, integrando membros da Comunidade, profissionais do PSF comunitário e estudantes dos Projetos. Está fundamentado no apoio às ações da Comissão Local de Saúde, que reivindica a melhoria do quadro comunitário de saúde, sendo uma das frentes de atuação da própria ACOMAN.
Na aula deste sábado (a sexta e última do módulo 2, "Controle social e participação popular na saúde"), contextualizou todo o debate realizado nos momentos anteriores: cidadania, acesso e luta pela participação popular, mobilização social, exercício da cidadania e políticas públicas de saúde que influenciam a Comunidade.
Dessa maneira, este momento tentou responder a uma questão essencial: "Como pensarmos estratégias e caminhos para viabilizar o controle social na Comunidade?"; "Como fortalecer a participação popular em nosso meio?". Como convidada para trazer sua contribuição de experiência e teoria em nosso debate, tivemos a alegria de contar com Socorro Borges (SEAMPO-UFPB; NESC; ANEPS-PB e conselheira estadual de saúde).
Antes de dar início à aula, Michelly leu um poema de Eymard ("Grito entalado") e discutimos, a partir dele, o que sentimos.
Em seguida, dividimos o grupão em 3 pequenas rodas, com o intuito de viabilizar uma maior problematização do eixo da aula, para que as pessoas mais inibidas pudessem compartilhar melhor seus pensamentos e a discussão tenha uma primeira "esquentada". Pedimos que cada pequeno grupo compusesse 3 perguntas.
Com a discussão, as pessoas levantaram dúvidas e questionamentos sobre o controle social, além de trazerem experiências pessoais.Voltamos então para o grande grupo, onde pautamos na conversa temas/questões como: histórico do controle social em nosso país; qual a composição dos Conselhos; como se institui um conselho local de saúde; que desafios se põem às pessoas para lutarem pelas políticas públicas democráticas em suas comunidade; que dificuldades e disputas se encontram na dinâmica de um Conselho.
Foi um momento muito especial; as pessoas puderam compartilhar muito de suas experiências e aprender/conhecer muita da luta que está na disposição e no trabalho de viabilizar o controle social e se buscar fortalecer a participação popular. A presença de pessoas da equipe de saúde local também foi importante para estimular o sentido de integração e ação conjunta das instâncias sociais da Comunidade.
Foi, enfim, uma manhã de sábado bem empolgante.
Cheia de histórias. Repleta de aprendizados. Viva. E Bem-vindos(as) a Comunidade e a Extensão Popular!
E o que seria de nós sem a amizade e o companheiros no jeito de fazer?
Da esquerda para a direita, gente que está no meio dessa história: André (Psicologia), Cristina (Fisioterapia), Pedro (nutrição), Ana Maria e Meirhuska (Fisio).
*** Texto: Pedro José Cruz, Cristina Marques, Ana Maria Braga e Karinne Lira.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home