domingo, setembro 03, 2006

Apresentando o Proman


O programa Ação Interdisciplinar para Desenvolvimento Social e Atenção à Saúde na Comunidade Maria de Nazaré (Proman) constitui uma iniciativa que reúne quatro projetos de extensão universitária da UFPB vinculados a Comunidade Maria de Nazaré: o Educação Popular e Atenção à Saúde da Família, o Fisioterapia na Comunidade, o Para Além da Psicologia Clínica e o Plantão Psicológico. Seu objetivo é apoiar e/ou ampliar as iniciativas mantidas pela comunidade, por meio de ações que reforcem os grupos comunitários existentes. Portanto, compõe uma oportunidade de consolidar a atuação da UFPB em prol do desenvolvimento social da Comunidade, através de ações capazes de favorecer a autonomia das organizações populares.
A comunidade Maria de Nazaré se localiza no bairro Funcionários III, na periferia urbana da cidade de João Pessoa (PB). Possui cerca de 636 famílias, num ambiente de ocupação, com relevo acidentado e situações precárias de saneamento, urbanização, moradia e saúde, embora possua uma Unidade de Saúde da Família (USF).
Desde sua origem, na luta pela moradia, se constituíram grupos combativos, organizados em torno da Associação Comunitária Maria de Nazaré (ACOMAN), que possui diretoria eleita, sede e mantém uma escola comunitária para crianças, uma oficina de costura (geração de renda), uma rádio difusora, atividades de grupos de mulheres, de adolescentes (rádio, dança e teatro), de gestantes, participando também de programas de erradicação de trabalho infantil e de alfabetização de adultos.
Caminhando a partir dos princípios metodológicos e pressupostos teóricos da educação popular, as atividades deste Programa objetivam o fortalecimento da dinâmica comunitária, apoiando pedagogicamente seus variados grupos de ação. Assim, pretende-se consolidar uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba e essa comunidade historicamente combativa, criando uma interface que envolve o respeito ao saber popular e a intervenção da ciência na realidade daquela coletividade.
Nesse sentido, através de processos educativos conducentes à conscientização e criticidade, Universidade e Comunidade irão dialogar na busca por estratégias de enfrentamento dos problemas percebidos e, em seguida, discutir quanto à sua concretização.

O Programa conta com estudantes de diversos cursos da UFPB, envolvendo áreas de Saúde, Humanas e Exatas.
Participam como orientadores 5 professores: Kátia Ribeiro e Dailton Lacerda, da Fisioterapia; Marísia Oliveira, da Psicologia; Wilton Padilha, da Odontologia; e Eymard Vasconcelos, da Medicina.
Este sítio tem por objetivo socializar as atividades deste Programa com extensionistas de todo o Brasil; na perspectiva da difusão e problematização do conhecimento produzido a partir da troca de saberes científico e popular.
Comecemos a viagem!